A Avenida Santos Dumont, localiza-se num bairro de referência da cidade de Lisboa, junto à Avenida de Berna e Praça de Espanha.
Com uma área de intervenção de aproximadamente 9.065,90 m², tem uma vocação essencialmente viária, a Norte pela Linha de Cintura, enquanto que a Nascente se encontra o muro limítrofe de dois grandes equipamentos, o Hospital Curry Cabral e a Universidade Nova.
O interior do bairro, onde se localiza, tem volumes de tráfego pouco significativos, uma oferta de estacionamento excessiva para as necessidades locais, mas com muita procura devido à proximidade de transportes e de grandes equipamentos.
A intervenção que agora se apresenta é a génese de uma transformação urbana que se quer mais abrangente e integradora. A alteração de paradigma que propõe, para uma cidade mais ecológica e mais humana, não se esgota na construção do parque urbano adjacente.
Trata-se da abertura de um conjunto de oportunidades de transformação urbana para os territórios envolventes, anteriormente segregados, com uma centralidade muito forte na Praça de Espanha, no parque urbano, e na maior densidade que a unidade de execução prevê na sua envolvente.
Estes dois aspetos, centralidade e espaço público qualificado, antecipam uma maior atratividade da Avenida Santos Dumont, prevendo-se um maior usufruto pedonal e crescente atividade comercial para todos os munícipes.
Projetista: Formato EC - Consultoria e Engenharia, Lda.
Entidade Executante: Estrela do Norte, Engenharia e Construção, SA
Fiscalização: TUU - Building Design Management, Lda.