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ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA

N.º 195 DE LISBOA

Concurso de Conceção para a Elaboração da Requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância N.º 195 de Lisboa, Freguesia de Marvila
CONCURSO LANÇADO PELA LISBOA OCIDENTAL SRU

A Escola Básica n.º 195 fica localizada no Bairro das Amendoeiras em Chelas, Freguesia de Marvila, e integra o Agrupamento de Escolas Dom Dinis.

Este equipamento tem origem no Plano de Urbanização de Chelas iniciado na década de 60, que pretendia dar resposta às necessidades de realojamento.  O projeto original da Escola Básica nº 195 de Lisboa, composta por pavilhões de salas de aula, foi desenvolvido em consonância com os princípios urbanísticos e arquitetónicos dos projetos dos bairros de construção com custos controlados, construídos na mesma época.

Os edifícios da Escola Básica nº 195 de Lisboa encontram-se muito degradados, dado que este estabelecimento escolar não teve as obras de beneficiação e conservação periódicas necessárias, permitindo o surgimento de patologias construtivas que se foram disseminando, aumentando de forma generalizada e atingindo os elementos estruturais. Relativamente às condições de acessibilidade, a escola apresenta graves problemas sendo apenas articulada por escadas.

Para cumprimento do definido no Programa Funcional verificou-se a necessidade de aumentar a área edificada

e entendeu-se que, tendo em conta as dificuldades de adaptação da escola e o seu estado atual, o aumento de área será conseguido pela demolição total dos edifícios existentes, com a implementação de uma nova configuração arquitetónica que resolva integralmente as disfunções atuais.

Posters_195.png

1º PREMIADO

Proposta 03 - Site Specific Arquitectura, Lda.

A proposta distingue-se de um modo geral pela sua coerência formal e funcional do conjunto das restantes propostas, revelando uma consistência na resposta aos conteúdos programáticos, no modo como organiza as áreas funcionais da escola.

A proposta assenta no desenho de dois corpos regulares em betão, correspondentes às áreas complementares de apoio e de caráter administrativo e ao Ginásio, que delimitam uma extensa cobertura que pousa sobre os núcleos de ensino, que se constitui como elemento agregador do conjunto edificado, proporcionando uma diversidade de espaços, quer interiores, quer exteriores, bem como uma grande permeabilidade visual e espacial.

De salientar a espacialidade da referida cobertura do corpo central e dos espaços que se geram sob a mesma, os quais relacionam os núcleos de ensino e os seus espaços complementares.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

2º PREMIADO

Proposta 01 - SPMR, Arquitectos, Lda.

A proposta apresenta uma clara resposta aos conteúdos programáticos, incidindo na organização funcional, localizando os núcleos de ensino no piso de referência em torno de um pátio. Destaca-se ainda, a implantação e ocupação da parcela, sendo esta traduzida na relação entre a área construída e não construída e na manutenção de grande parte da massa arbórea, assinalando-se também a contenção da escala e volumetria do edifício, decorrente do modo como tira partido da topografia do terreno.

A proposta revela-se consistente na racionalidade construtiva com recurso a um sistema tradicional como garantia da qualidade e de enquadramento nos custos previstos, aspeto este também reforçado pelas características formais do edifício. A própria escala e racionalidade das soluções, bem como os revestimentos correntes de grande resistência, contribuem igualmente para a exequibilidade financeira da proposta.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

3º PREMIADO

Proposta 05 - ATA Atelier, Lda. + Abílio Silva

A proposta é reveladora de clareza e consistência formal do projeto, capaz de introduzir qualidade espacial ajustada aos conteúdos programáticos, distinguindo-se pela forma como se articula com o contexto em que se insere, no modo como lê a envolvente e se relaciona com o espaço urbano.

A natureza do conceito geral demonstra qualidade e cuidado na implantação, quer no contacto que estabelece com a rua, quer na forma como entende a preservação de algumas espécies arbóreas. Esta abordagem, em função do espaço exterior, resulta num jogo de volumes claro do ponto de vista programático, conferindo uma qualidade individual aos diversos espaços da escola.

A proposta valoriza a relação com a topografia, tanto no modo como estabelece os diversos níveis interiores e exteriores e a relação entre estes, bem como no modo como se articulam os diversos edifícios que integram o conjunto.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

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