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ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA

PROFESSOR
MANUEL SÉRGIO

Concurso de Conceção para a Reabilitação e Ampliação da Escola Básica e Jardim de Infância Professor Manuel Sérgio, Freguesia de Ajuda
CONCURSO LANÇADO PELA LISBOA OCIDENTAL SRU

A escola situa-se numa zona privilegiada no topo do Alto da Ajuda e a parcela onde está integrada faz parte da mata de Monsanto, correspondendo, portanto, a uma zona densamente arborizada.

Construído de raiz para o ensino no âmbito do Plano dos Centenários, o equipamento escolar acolhe atualmente as valências de pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

Em complemento ao edifício original, foram edificados ao longo do tempo, novos corpos para assegurarem novas valências necessárias ao funcionamento do equipamento escolar, nomeadamente o refeitório e o ginásio.

Implantada em terreno com declive suave a sul, a presença urbana da escola, voltada à cidade e envolvida pelo parque florestal de Monsanto corresponde à presença do seu edifício principal. Os corpos edificados a norte, de um só piso, apenas se veem a partir da mata.

O objeto geral da intervenção é reabilitar e ampliar os edifícios que constituem este equipamento escolar, assim como requalificar as áreas exteriores do recinto, de modo a dotar as instalações de atuais padrões de segurança, conforto e funcionalidade e proporcionar as melhores condições de aprendizagem.

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1º PREMIADO

Proposta 09 - Miguel Abecasis Arquitectos, Lda.

Destaca-se a clareza e a contenção da solução apresentada, assente numa resposta pragmática às condicionantes do Programa de concurso e centrada na resolução de questões, de ordem funcional ou de articulação com a envolvente, priorizadas enquanto melhorias efetivas indispensáveis para a qualificação do equipamento e do quotidiano escolar. Mantendo genericamente a implantação e a organização espacial atuais – dois corpos, a Sul e a Norte, que definem um espaço de recreio entre eles –, a intervenção tira partido das ligações cobertas que propõe em ambos os pisos para, através de um desenho regular dos alçados, unificar espaços encerrados e espaços exteriores e trazer unidade ao conjunto edificado, sem comprometer o “princípio da autenticidade” entre construção nova e pré-existente.

A opção por concentrar nos espaços complementares de uso comum – Biblioteca, Refeitório e Sala de Educação Física – os momentos de relação visual com a mata e manter o recreio murado revela perceção e ponderação dos temas relacionados com a garantia de privacidade e resguardo das crianças.

 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

2º PREMIADO

Proposta 03 - OITOO LDA.

Destaca-se a originalidade e coerência da solução apresentada, pela proposta de implantação da construção nova justaposta ao edifício principal a manter, recusando espaços de recreio contidos entre edifícios e assegurando, assim, uma relação de continuidade plena entre os recreios e a mata, a norte. O confronto frente/verso proposto entre a construção nova e a pré-existente, assente numa linguagem contemporânea, é claramente qualificador da presença urbana do conjunto edificado. Considera-se, no entanto, que a continuidade entre o espaço de recreio e a mata, fortemente caracterizadora da solução proposta e determinante no que respeita ao seu enquadramento urbano, compromete a privacidade e resguardo das crianças (…).

A proposta de construção de um piso parcial em cave, interessante resposta à necessidade de um maior pé-direito para a prática da educação física sem condicionar a utilização nivelada da sua cobertura, acarreta, no entanto, trabalhos e cuidados acrescidos, até pela justaposição ao sistema de fundações do edifício existente.

 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

3º PREMIADO

Proposta 01 - BOOST Architecture Studio

Destaca-se a originalidade da solução, na forma como autonomiza o edifício principal pré-existente, cuja centralidade é sublinhada pelo volume emergente da sala de educação física, propondo, para a edificação nova, uma ocupação dispersa do recinto escolar geradora de espaços interiores e exteriores diferenciados, em que as construções se adossam aos muros envolventes, com os quais se confundem.

A dispersão dos espaços pelo recinto escolar resulta, no entanto, num acréscimo significativo da superfície de envolvente externa do edifício, bem como dos necessários espaços cobertos de circulação, com custos e cuidados associados. Também a extensão das áreas de vegetação propostas, ao nível térreo e das coberturas, exigem a uma manutenção pouco compatível com a realidade da manutenção dos equipamentos escolar.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

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