top of page

RUA CONDE DE NOVA GOA

Concurso Público Internacional “Concurso de Conceção para a Elaboração do Projeto de Edifícios Municipais de Habitação, Terciário e Estacionamento – OC03 – Rua Conde de Nova Goa – Campolide
CONCURSO LANÇADO PELA LISBOA OCIDENTAL SRU

O programa deste concurso tem como objetivo a construção de dois edifícios de habitação municipal, enquadrados na portaria de Habitação a Custos Controlados, situados nos Lotes 2 e 3 da Operação de Loteamento da Rua Conde de Nova Goa, freguesia de Campolide, incluindo áreas destinadas a uso terciário no piso térreo, estacionamento em cave e a requalificação e tratamento paisagístico do lote 2. 

O local de intervenção corresponde a uma área de 2.341 m2, sendo que o Lote 2 tem uma implantação perpendicular à Rua Conde de Nova Goa, 6 pisos acima do solo, uso terciário no piso térreo e 3 pisos em cave e o Lote 3 é paralelo à Rua Conde de Nova Goa, tem 4 pisos acima do solo, uso terciário no piso térreo e 2 pisos em cave. O lote 3 prevê ainda a execução de uma passagem pública em túnel, de ligação entre a praça central prevista no loteamento e a Rua Conde de Nova Goa. 

A conceção e construção do edifício pretende assegurar a durabilidade, facilidade de manutenção, qualidade espacial e de imagem, qualidade ambiental interior do edifício. São incentivadas soluções que preconizem o baixo custo construtivo total no ciclo de vida do imóvel, incluindo os custos de manutenção e conservação.  

Posters_Goa.png

1º PREMIADO

Proposta 03 – Filipe André Touças Magalhães

A proposta caracteriza-se por uma elevada valorização da sua integração no contexto urbano, através de uma correta disposição volumétrica nos lotes, mantendo o alinhamento do conjunto na Rua Conde de Nova Goa e permitindo um acesso público, amplo e convidativo à nova praça central.

A implantação definida para os lotes 2 e 3, acima do solo, afastando-os, promove um acesso franco e acessível à praça central do loteamento, através da Rua Conde de Nova Goa, privilegiando a segurança e a continuidade na ligação urbana através de percursos de uso público.

Proposta reveladora de elevada clareza e consistência formal do projeto, capaz de introduzir qualidade espacial ajustada aos conteúdos programáticos. Destaca-se o desenho das plantas dos pisos de habitação, com a cozinha aproveitada como espaço de transição e a sala que atravessa o apartamento, mas que evita o "efeito túnel", através da variação da largura dos espaços.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

2º PREMIADO

Proposta 02 - Ana Luísa Afonso Ferreira Soares

A proposta apresenta uma elevada valorização da sua integração no contexto urbano e na sua articulação com o espaço público envolvente, através de uma correta integração entre a nova praça central e a Rua Conde de Nova Goa.

Proposta reveladora de clareza e consistência formal do projeto, capaz de introduzir qualidade espacial ajustada aos conteúdos programáticos. Interessante proposta das plantas dos pisos de habitação, com uma boa intenção de criar diagonais nas plantas e de esticar as perspetivas interiores, sendo uma boa reinterpretação dos apartamentos em Hansaviertel, de Alvar Aalto.

A sala apresenta-se como espaço agregador e distribuidor do apartamento e a utilização de painéis deslizantes, na relação entre este espaço e os compartimentos adjacentes, confere versatilidade à habitação. Contudo, entendendo como benéfico a existência de um espaço de entrada para criar um espaço de transição e de apoio à zona de arrumação da casa, considera-se excessivo em alguns apartamentos.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

3º PREMIADO

Proposta 04 – Elói da Silva Gonçalves

Proposta caracterizada por uma elevada articulação com o espaço público envolvente, garantindo uma passagem pública, ampla e convidativa entre a Rua Conde Nova Goa e a praça central.

Destaca-se a implantação definida para os lotes 2 e 3, acima do solo, que afastando os edifícios, promove um acesso franco e acessível à praça central do loteamento, através da Rua Conde de Nova Goa, privilegiando a segurança e a continuidade na ligação urbana através de percursos de uso público.

É potenciado o uso desta área comum ao loteamento, enquanto espaço urbano, e de futura utilização pública, sendo valorizada a sua relação com as áreas comerciais localizadas no piso térreo.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

bottom of page